Uma semana após ser liberado pela polícia, o influenciador Itallo Bruno se reuniu, nesta quinta-feira (26), com o Secretário de Segurança, Chico Lucas, e com o Superintendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta, para discutir a regulamentação da prática do ‘grau’ como esporte. Itallo e outras 19 pessoas haviam sido presos em 19 de setembro, durante a ‘Operação Rolezinho’, que buscava coibir essas manobras, consideradas infrações gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em vídeo publicado nas redes sociais, o influenciador afirma estar dialogando com as autoridades para regulamentar o ‘grau’ em locais privados. “Hoje estamos aqui em busca da nossa regulamentação. Conseguimos o apoio deles nessa causa. O grau na rua é crime, mas em um lugar privado a gente vai fazer virar um esporte”, disse.
Confira o vídeo abaixo:
Ele ressaltou ainda que o objetivo dessa regulamentação é conscientizar sobre os riscos de realizar essas manobras nas ruas. “Queremos pedir a vocês que nos acompanham não irem para as ruas porque é muito errado e pode causar acidentes. por isso estamos nessa luta”.
O Secretário de Segurança, Chico Lucas, também se pronunciou. Segundo ele, o objetivo não é criminalizar a prática do grau.
Durante a reunião, Itallo se comprometeu a não promover e nem participar dos ‘rolezinhos’. Antes da Operação Rolezinho, o influenciador já havia sido preso por suspeita de utilizar rifas e jogos de azar para lavagem de dinheiro. Ele chegou a ficar 11 dias preso. Itallo também já teve perfis nas redes sociais derrubados pela polícia durante essas operações. Com a última prisão, Itallo e outros 22 investigados tiveram a CNH suspensa por dois anos.
Itallo Bruno é conhecido nas redes sociais por praticar o “grau”
O que é o “grau”?
A prática do “grau” é proibida no Brasil, mas é muito popular nas periferias, onde ganhou um status cultural.
Conhecida internacionalmente como wheeling, essa manobra envolve acrobacias e controle extremo da moto, exigindo força e equilíbrio dos praticantes. O termo “wheeling”, de origem norte-americana, significa “empinar”.
No Brasil, quem é flagrado realizando essas manobras ilegais enfrenta penalidades severas, que incluem: multa de R$ 293,47, acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo e recolhimento da habilitação.
A discussão sobre a regulamentação do grau no Piauí não é recente. Recentemente, uma vereadora de Teresina chegou a propor um projeto de lei para regulamentar a prática como esporte, mas acabou retirando a proposta.
Fonte: Portal o Dia