O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou na manhã desta segunda-feira (16) uma apresentação do sistema de auditoria da votação eletrônica com um teste para provar a integridade do sistema de votação eletrônica.
A presidente da Comissão de Votação do TRE, Elvira Pitombeira, disse que a auditoria é uma etapa importante do período eleitoral para apresentar à sociedade e às instituições o funcionamento da urna eletrônica e atestar a lisura do processo.
“Esse é um procedimento importantíssimo, obrigatório para que todos os envolvidos nesse processo eleitoral, tanto partidos políticos, instituições públicas, privadas, eleitores de um modo geral, ministério público, OA possam conhecer esse procedimento. É um teste de integridade que estamos fazendo nas urnas, uma simulação”, explicou.
Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
Os testes são feitos com o sistema utilizando cédulas de papel diante de representantes das entidades fiscalizadoras do processo eleitoral para confirmar a confiabilidade das urnas.
A auditoria das urnas faz parte do calendário eleitoral e antecede a preparação em si para a votação, que passa pela inseminação das urnas, que é quando são inseridos os dados dos candidatos, e a distribuição.
fonte: Cidade Verde