O desligamento foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e aconteceu em cidades de todos os estados do Brasil.
Os beneficiários de programas sociais federais têm direito a receber o receptor de TV digital, antenas e a instalação de graça. Para conferir se você é beneficiário (e não sabe), basta ligar para o SIGA ANTENADO: 0800 729 2404. Os atendentes poderão consultar seu CPF e verificar se você tem direito.
Televisões fabricadas depois de 2010 já funcionam normalmente com o sinal digital, mas podem estar ainda operando no analógico. Então, será preciso primeiro verificar se a sua antena UHF (aquelas que lembram uma “espinha de peixe”) está apontada para a torre de sinal digital da sua cidade. Depois, escolher na sua TV a opção “busca de canais”. O conversor irá fazer o resto do trabalho.
Se sua TV foi fabricada antes de 2010, pode ser que ela não tenha o conversor interno. Nesse caso, você vai precisar adquirir um conversor (custa entre R$ 40 e R$ 60). Depois, é só instalar na sua antena UHF e escolher a opção “busca de canais”, e aguardar o fim do processo.
E como saber onde fica a torre de sinal digital da sua cidade? É preciso consultar a sua prefeitura ou a própria Anatel. DICA: observe as outras antenas das casas dos seus vizinhos. Se estiverem todas apontadas para a mesma direção, provavelmente é para lá que fica a torre.
COMO SOLICITAR
Para ter direito ao kit com a nova parabólica digital, é preciso estar inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa. Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que faça parte de programas sociais, não precisa fazer a troca.
Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.
O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca que mais de 3 milhões de famílias em todo o país já foram beneficiadas com a nova parabólica digital. O executivo também destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.