Em março de 2024, o Piauí contabilizou 9.034 tentativas de fraude de identidade, segundo dados divulgados pela Serasa Experian. O número teve uma alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado e faz parte de um preocupante cenário regional, onde foram evitadas 137.696 tentativas de fraude no Nordeste.
Em todo o Brasil, o número de tentativas de fraude de identidade atingiu um recorde histórico de mais de 1 milhão de ocorrências em março, representando um aumento de 24,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Este é o maior volume registrado pelo Indicador de Tentativas de Fraude desde o início da série histórica, em 2022.
Piauí registra quase 10 mil tentativas de fraude de identidade em março
A prática de fraudes de identidade, que envolve o roubo de dados pessoais para obter vantagens financeiras, é um problema crescente. Essas fraudes são detectadas no momento do onboarding, ou seja, quando os golpistas tentam abrir contas, solicitar cartões de crédito, realizar empréstimos ou até mesmo alugar carros.
No recorte por setores, “Bancos e Cartões” concentrou a maior parte das tentativas de fraude (50,9%), enquanto “Telefonia” foi o setor menos visado (1,6%). Em termos de faixa etária, indivíduos entre 36 e 50 anos foram os mais afetados, representando 35,8% das tentativas.
Conforme os dados, as grandes metrópoles são os principais alvos dos criminosos, o que é atribuído ao elevado volume de transações financeiras e à concentração de centros comerciais nessas áreas.
Veja dicas para evitar fraudes:
Para consumidores:
– Mantenha documentos, celulares e cartões seguros com senhas fortes.
– Desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado, que podem ser tentativas de phishing.
– Cuidado com links e arquivos compartilhados em redes sociais.
– Cadastre suas chaves Pix apenas em canais oficiais dos bancos.
– Nunca forneça senhas ou códigos de acesso fora dos sites ou aplicativos oficiais.
– Confirme transferências financeiras por ligação ou pessoalmente.
– Monitore regularmente seu CPF para garantir que não foi vítima de fraude.
Para empresas:
– Invista em soluções antifraude preditivas e em camadas para analisar o comportamento e histórico dos clientes.
– Mantenha uma base de dados atualizada para verificar a veracidade das informações fornecidas nas transações.
– Utilize tecnologias combinadas para proteger todas as etapas da jornada do cliente, desde o cadastro até a finalização da compra.