O Governo Federal anunciou o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, programadas para este domingo (5) em todo o território nacional. A medida foi tomada em decorrência das intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul, causando alagamentos, destruição de moradias e lamentavelmente, resultando em pelo menos 37 óbitos até o momento.
Inicialmente, na quinta-feira (2), o Ministério da Gestão havia comunicado que as provas estavam mantidas para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. Entretanto, diante do agravamento da situação no estado, o governo optou pelo adiamento, visando garantir a segurança e a igualdade de oportunidades aos candidatos.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, informou que aproximadamente 86 mil pessoas se inscreveram para realizar as provas do CNU em 10 cidades gaúchas afetadas pelas chuvas. No âmbito nacional, o número de inscritos chega a cerca de 2,5 milhões.
“O compromisso do governo é que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, afirmou Pimenta em entrevista à emissora oficial do governo.
Uma nova data para a realização das provas ainda não foi definida, porém, o governo está empenhado em encontrar uma solução que minimize os transtornos causados aos candidatos afetados pelas adversidades climáticas.
Concurso Nacional Unificado
O Concurso Nacional Unificado é realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. Foram definidos 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas, sendo 94,6% da população apta a participar com deslocamento de até 100 km. As salas estão distribuídas em 228 municípios, em todos os estados brasileiros.