Na manhã do dia 19 de março, aconteceu, no Memorial Espedito Resende, o I Networking Pedagógico, realizado pela 3ª Gerência Regional de Educação. O objetivo do evento é fortalecer a relação entre os municípios e Estado, nas ações de alfabetização, além de compartilhar resultados, desafios e avanços na alfabetização e refletir sobre os resultados das avaliações externas.
Dentre as autoridades que compuseram o dispositivo de honra estavam, o vice-prefeito de Piripiri, Hilton Osório; o coordenador estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e articulador da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA), Dr. Cleverson Moreira; o gerente da 3ª GRE, Regiomar Meireles, a secretária municipal de educação, Tânia Monteiro, a vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Piauí (UNDIME), Érica Graziela; a coordenadora regional do PPAIC, Cleidiana Sabóia, além de outros convidados.
“Estamos aqui para dialogar com os municípios e seus representantes para apresentar os avanços que nós já conquistamos, enquanto municípios e GRE, mas, também, deixar posto os desafios para este ano. Percebemos que Piripiri, como as demais cidades, tem enfrentado os desafios educacionais e avançado conquistando êxitos”, disse o coordenador estadual do PPAIC, Cleverson Moreira.
Cleidiana Sabóia, coordenadora regional do PPAIC, também ressaltou a importância do evento.
“Vemos como importante pois nos possibilita compartilhar as experiências e traçar novas metas para juntos, municípios e Estado, lograrem êxitos nos índices educacionais no que tange a alfabetização das nossas crianças”, ressaltou Cleidiana.
Hilton Osório, vice-prefeito de Piripiri, destacou o empenho do município em apoiar e desenvolver ações de parceria com o Estado para fortalecer a alfabetização na idade certa.
“Nossa prefeita, Jôve, e a secretária de educação, Tânia, são duas mulheres comprometidas com a educação dos nossos munícipes. Nossa gestão tem este objetivo de levar qualidade de ensino a todos os piripirienses. A parceria com o Governo do Estado, por meio da 3ª GRE, evidencia nosso comprometimento e fortaleza a relação governamental entre os poderes e isso tem efeito positivo na administração pública, levando educação de qualidade às nossas crianças que precisam desta atenção especial para que possam se desenvolverem educacionalmente”, pontual o vice-prefeito, Hilton.
Para o gerente, Regiomar Meireles, eventos e ações que contem com parcerias entre Estado e municípios, por meio das secretarias de educação, são positivos para o desenvolvimento da educação estadual, tendo como foco principal os êxitos nos índices educacionais.
“Estamos aqui representando a educação municipal de Piripiri, a convite da 3ª GRE, juntamente com outros nove municípios. Estamos discutindo políticas públicas voltadas para a alfabetização na idade certa, pois é um assunto de interesse da SEDUC de Piripiri e da prefeita Jôve Oliveira, pois é um dos objetivos do município, que é comprometido com a educação de qualidade. E vamos avançar porque a meta é fazer com que todos os alunos tenham acesso à matrícula, permanência e aprendizagem de qualidade nas nossas escolas.” Disse a secretária de educação do município, Tânia Marilda Monteiro.
“Somos parceiros dos municípios. A 3ª GRE está aberta para dialogar e construir laços que favoreçam a cadeia educacional no nosso Estado. Percebemos estes eventos como grandes oportunidades de crescimento para nos qualificarmos e aprendermos com as experiências dos municípios e levarmos um pouco da nossa bagagem enquanto Estado. Nossos técnicos e técnicas estão à disposição das secretarias municipais que compõem as dez cidades jurisdicionadas à GRE. Alfabetizar na idade certa possibilitará nossas crianças ingressarem no ensino médio com mais facilidade de aprendizagem, pois sabemos da importância da formação educacional na base, na educação infantil e só conseguiremos êxito se juntarmos forças, municípios e Estado, juntos com o único objetivo, levar educação de qualidade para nossos alunos. E o que falo não é apenas frase de efeito, é uma realidade que estamos construindo”, disse Regiomar.