As Secretarias de Estado das Relações Sociais (Seres) e do Planejamento (Seplan) apresentaram o Programa do Orçamento Participativo (OPA) 2024 para lideranças comunitárias em Piripiri, nesta terça-feira (6). O encontro teve o objetivo de explicar as diretrizes do OPA aos participantes. Entre as instituições, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Piripiri.
Este ano, além de Piripiri, as cidades de Picos e Floriano também foram integradas ao programa, por terem mais de 50 mil habitantes. As propostas apresentadas pelas comunidades precisam retratar a realidade e a necessidade da população da região. Além disso, não podem ultrapassar o valor limite estabelecido para a zona em que a entidade está cadastrada.
Cada proposta poderá ser executada dentro do período máximo de um ano, no exercício seguinte. Podem ser enviados projetos nas áreas de educação, segurança e justiça, assistência social, mobilidade urbana, cultura, esporte e lazer. Quanto mais engajamento, maiores são as chances de escolha da proposta e execução da obra.
Segundo a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, o governo está convocando seus cidadãos a exercer um papel importante no ciclo de transformação das cidades. O Piauí democratiza seu orçamento de forma prática e digital, permitindo que entidades de bairro enviem até três propostas que serão analisadas e colocadas para votação popular. As propostas eleitas serão incluídas nas leis orçamentárias e executadas no exercício seguinte.
“Estamos aqui para apresentar o programa para as comunidades, as lideranças comunitárias, os movimentos sociais, as pastorais sociais, as igrejas que têm trabalho social nas comunidades. Queremos que todos possam compreender o projeto, e ajudem a implementar aqui em Piripiri”, afirmou a secretária.
A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, destacou a importância da inclusão do cidadão no orçamento. “O que há de melhor para Piripiri a gente abraça. O governador Rafael Fonteles incluiu Piripiri neste projeto que tem recursos na ordem de R$ 5 milhões. Estou muito feliz com esta parceria”, ressaltou.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, afirmou que haverá mutirão no município para ajudar na inscrição das propostas. “Teremos uma sala da Sefaz, aqui em Piripiri, onde receberemos os cidadãos para auxiliar na inscrição e no uso do aplicativo Colab, que será utilizado em todo o processo até a votação”, concluiu.
Participaram do encontro, lideranças de comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais, representantes de sindicatos, associações comunitárias, povos de terreiro, pastorais e movimentos sociais.