O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), realizaram nesta quarta-feira (10/01), a solenidade de diplomação e posse dos Conselheiros Tutelares do município, eleitos em 2023, por intermédio de Processo Eleitoral Unificado. O evento aconteceu no auditório Milton Vieira, do Palácio do Povo de Pery Pery. Os mandatos são de quatro anos, encerram-se no ano de 2028.
A prefeita Jôve Oliveira Monteiro relatou sobre o processo eleitoral que elegeu os novos conselheiros. “Toda eleição tem seu rito. Todas as etapas eleitorais foram vencidas e hoje diplomamos e empossamos os conselheiros titulares e também suplentes. Eles irão trabalhar com crianças, adolescentes e contam com ajuda de diversas instituições. Um trabalho muito importante que envolve sentimento, justiça, tudo em nome de proteger meninos e meninas de possíveis abusos”, disse a prefeita.
Ainda de acordo com a prefeita, a ideia da sua gestão é melhorar o salário dos Conselheiros Tutelares, passando de um para dois salários mínimos. “Foi uma promessa que agora teremos a oportunidade de cumprir.”, externou a prefeita.
Alexandre Madri, conselheiro empossado, falou sobre a importância da solenidade. “Agradeço às pessoas que confiaram na gente. Com muita humildade fomos o conselheiro mais votado da história do município. Ficamos felizes porque nossos amigos entenderam a nossa mensagem e se Deus nos permitir faremos um excelente trabalho no Conselho Tutelar.”, afirmou.
“Muita gratidão pela oportunidade de ajudar essas pessoas e é muito importante esse trabalho pois vamos ajudar a sociedade, fui nomeado e agradeço pela confiança de todos”, afirmou o conselheiro Dean Carlos.
Leiliane Silva, conselheira empossada, comentou sobre o dia. “Um dia muito especial para todos os conselheiros. Esse é um trabalho muito importante que é de cuidar e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Foi para isso que fomos chamados pela população.”, relatou a nova conselheira.
A secretária Cínthia Rezende da SETAS, falou sobre a posse. “ Hoje tivemos a posse dos conselheiros, eles vão trabalhar com muito empenho, parabenizar todos pelo trabalho que vão ter agora e estamos à disposição do Conselho Tutelar”, disse.
O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gustavo Souza, relatou sobre a posse dos novos conselheiros. “Fizemos hoje a posse e diplomação dos Conselheiros Tutelares eleitos. É um dia muito importante pois estas pessoas irão nos próximos quatro anos zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Agradeço todo apoio da prefeita Jôve Oliveira Monteiro e da secretária Cinthia Resende pelo apoio em todo o processo eleitoral”, relatou o presidente do conselho.
Os conselheiros empossados foram: Alexandre Madri, Dean Carlos, Leiliane Silva, Tallysson Carvalho e Luiza Campos.
Os suplentes são: Marcelo Lima, Daniele Lima, Aramires Moreira, Remédios Mendonça, Francisca Lopes e Thalia de Cavalcante.