A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e os secretários municipais de Saúde aprovaram a determinação que a segunda dose da vacina AstraZenica será aplicada em 75 dias (2 meses e 15 dias) e não mais em 90 dias (três meses).
A resolução foi aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por membros da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
Houve uma discussão para a segunda dose da AstraZeneca ser aplicada em 30 dias, mas o Comitê Técnico da Vacinação no Piauí resolveu antecipar para 75 dias (10 semanas) como medida de segurança.
De acordo com a CIB, “a vacinação antecipada é uma recomendação e condicionada ao município possuir os imunizantes em estoque. De acordo com a bula da AstaZeneca a vacina pode ser aplicada no intervalo de quatro a doze semanas”.
A diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, explica que “o documento técnico–científico da FioCruz sobre a vacina descreve que o esquema vacinal consiste de duas doses, sendo que a segunda pode ser administrada entre 4 e 12 semanas após a primeira dose. Um intervalo de dose mais longo proporciona uma eficácia com mais certeza para intervalos de 8 a 12 semanas, por isso podemos recomendar a antecipação para dez semanas”.