Centenas de pessoas beneficiadas pelo Programa de Valorização da Educação de Jovens e Adultos (PROVEJA) de Piripiri, participaram na manhã desta sexta-feira (05/01) de solenidade onde foi anunciado pela prefeita Jôve Oliveira Monteiro e pela secretária de educação do município, Tânia Marilda Monteiro, o pagamento das quatro bolsas anuais, referentes aos quatro bimestres de 2023 do programa. Um investimento de cerca de R$ 170 mil reais, pagos a 425 alunos matriculados em seis escolas da zona urbana e rural com recursos próprios.
O PROVEJA, realizado pela Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), é desenvolvido desde o ano de 2022. É uma estratégia de valorização e incentivo a matrícula e permanência na escola de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental favorecendo para que eles concluam seus estudos e obtenham a escolaridade desejada.
Como incentivo aos alunos matriculados no PROVEJA, também foi assegurado o transporte, material didático e fardamento. O pagamento das bolsas é determinado por duas condições prevista na lei de criação do programa. São elas: frequência acima de 75% em cada um dos quatro bimestres; e manter média de notas bimestrais igual ou superior a 6,0, garantindo a aprovação ao final do ano letivo.
A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, disse que o PROVEJA é uma ótima oportunidade de permanência de jovens, adultos e idosos na sala de aula. “Aqui temos centenas de pessoas que estavam sem estudar e que voltaram por meio desse incentivo. Para receber a bolsa o estudante precisa ter 75% de assiduidade às aulas e ter nota com média 6,0, isso também ajuda a não faltar aula. O município também dá transporte escolar, lanche, fardamento e material didático. Hoje temos essa multidão aqui na prefeitura e isso é extraordinário!”, sentenciou a prefeita.
A secretária de educação do município, Tânia Marilda Monteiro, externou a felicidade de estar coroando mais uma ação exitosa. “Falo do PROVEJA com muita emoção, respeito e gratidão à nossa gestora Jôve Oliveira que no início do ano de 2021, ao detectar tanta evasão escolar nessa modalidade de ensino, criou esse Programa de Valorização da Educação de Jovens e Adultos que oferta as melhores práticas pedagógicas para essa modalidade, com transporte, lanche, fardamento, além da bolsa escolar bimestral no valor de R$ 120,00 reais. Nos reunimos hoje com eles para dizer que a educação de jovens e adultos está consolidada, com resultados positivos porque nós temos uma grande gestora que acredita no processo educacional como base de crescimento social.”, explicou a secretária.
Para a superintendente de ensino da SEDUC, Margarida Campos, há muito o que comemorar. “Nós comemoramos porque todos os alunos presentes conseguiram a aprovação no ano de 2023 e trouxeram relatos muito bonitos da felicidade, do acolhimento e da qualidade do ensino. Nós como participantes desse processo nos sentimos muito felizes por colaborar para que essas pessoas retornem ao ambiente da sala de aula podendo aprender, fazendo projetos para o futuro.”, avaliou a superintendente.
Amparo Soares, 60 anos, moradora do Esperança Garcia, disse que é muito importante o PROVEJA para a vida dela. “Graças a Deus tive essa oportunidade de estudar já que não tive antes. Agora vou vencer.”, assegurou a estudante.
Para a dona de casa Maria Flávia Galdino, a administração está de parabéns pelo incentivo. “A nossa prefeita Jôve Oliveira está de parabéns. Eu não sabia ler e agora leio e escrevo graças ao PROVEJA.”, disse.
Dentre as ações do programa podemos destacar: a formação continuada para os docentes das turmas de EJA em vista o aprimoramento das práticas pedagógicas; incentivo a participação e frequência dos estudantes por meio da concessão de bolsas de estudo bimestrais, disponibilização de transporte escolar, material didático e fardamento.