A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município (SESAM), organizou nesta quinta-feira (09/03) capacitação para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem sobre a aplicação da vacina bivalente contra a Covid 19, que começa a ser aplicada em Piripiri a partir da próxima segunda-feira, 13 de março. O evento aconteceu no auditório Milton Vieira, no Palácio do Povo de Pery Pery.
A secretária de saúde de Piripiri, Beatrice Pimentel, falou sobre a capacitação. “A gente está recebendo nossos profissionais do município para essa capacitação porque por meio do Governo do Estado vamos começar a aplicar a vacina bivalente a partir de segunda-feira. A partir desse dia, todas as UBSFs estarão recebendo as doses para serem aplicadas no público alvo dessa primeira fase”, garantiu a secretária.
A chefe de Imunização da SESAM, Ilana Sampaio, explicou como será essa nova fase de imunização. “A gente está falando da operacionalização. Falamos sobre como é a questão da vacina bivalente, como serão as doses e o esquema vacinal. Essa vacina é para grupos bem fechados, não é para população em geral.
Vamos começar pela primeira faixa etária a ser vacinada que será de idosos a partir de 80 anos ou mais. Depois virá de 75 a 79, de 75 a 70 anos até chegar àqueles com 60 anos de idade. Cada posto tem um quantitativo de doses e a faixa etária irá baixando a depender do número de idosos. Além deste, são do grupo prioritário: gestantes puérperas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas com deficiência permanente e profissionais da saúde, esses são os grupos específicos para tomar a vacina bivalente.
A vacina não tem contraindicação. Nesse momento quem estiver dentro desses grupos prioritários vai receber uma dose da bivalente de reforço. O importante é ter tomado duas doses da vacina”, explicou. De acordo com a chefe da imunização do município, o público em geral deve procurar os postos para continuar seu esquema vacinal em atraso, recebendo as doses de reforço.